FAQ

Informação sobre fios e tecidos DMC:

FIOS DE ALGODÃO

 

Quais são as fibras utilizadas nas linhas Mouliné e Perlé DMC


Os fios de algodão DMC são produzidos a partir da melhor fibra de algodão, o algodão de fibras longas do Egipto. É isso que os torna particularmente resistentes e regulares.

 

 

O que torna o fio de algodão tão brilhante e sedoso?


O fio de algodão é tão brilhante como a seda devido à mercerização, um processo de fabrico que embelece o fio.

 

 

Porque é que o fio é tão bonito?

Ao contrário dos fios de algodão de baixa qualidade, que apresentam uma pilosidade excessiva (minúsculas fibras não alinhadas no sentido do fio), o processo de fabrico dos fios DMC confere-lhes uma grande pureza, particularmente apreciável nos trabalhos de bordado.

Ao contrário dos fios de algodão de baixa qualidade, que apresentam uma pilosidade excessiva (minúsculas fibras não alinhadas no sentido do fio), o processo de fabrico dos fios DMC confere-lhes uma grande pureza, particularmente apreciável nos trabalhos de bordado.

 

Um bordado pode resistir ao tempo e à luz?



Os fios DMC são criados para resistir à luz durante muito tempo, porque estão destinados a ser expostos em ambientes interiores. Todos os fios DMC são controlados em laboratório com testes muito rigorosos, que simulam vários meses de exposição à luz do dia.

 

Os meus bordados correm o risco de se estragar com a lavagem?


Os fios de algodão são de cores firmes, pelo que é possível lavá-los com frequência sem que sofram degradação.
São laváveis a temperaturas muito elevadas e só a DMC garante actualmente uma resistência à lavagem com lixívia na maioria dos seus fios, o que é particularmente útil para a manutenção da roupa de casa bordada.

 

 

As cores mantêm-se inalteradas de um lote de produção para o outro?



O fio Mouliné é produzido há mais de 100 anos na mesma fábrica em França (Alsácia). Os coloristas da DMC dedicam-se a fornecer uma qualidade de cor constante, a fim de garantir às bordadeiras uma perfeita uniformidade do seu trabalho no caso de mudança de meada. O famoso "vermelho do Rhin", a cor estrela da DMC desde o século XIX, utiliza o número 321 desde a sua origem.

 

FIOS METALIZADOS:

Os fios metalizados correm o risco de perder brilho com o tempo?


Os fios Perlé metalizados e os fios Mouliné da gama Light Effects são na sua maioria fios cobertos, ou seja compostos basicamente por uma minúscula fita metalizada que se enrola à volta da alma, o centro do fio. É isto que lhes confere o brilho máximo, sem que deixem de ser suaves e flexíveis. Os materiais são seleccionados e recebem um tratamento particular para conservar o seu brilho com o tempo, sem se tornar baços.

TECIDOS DMC:

Porque é que o tecido Aïda é engomado?



O tecido Aïda foi concebido para facilitar o bordado.
A goma torná-lo mais firme e permite-lhe conservar a sua geometria, ideal para o ponto de cruz. Deste modo pode utilizar-se com ou sem bastidor.

  1. Conselhos de utilização e respostas a todas as suas questões:

 

Qual é o comprimento ideal para um cabo?


O comprimento ideal é de 60 cm. Acima desta medida corre o risco de se estragar à passagem do fio pelo tecido.

 

Existe algum método de enfiar que evite que certos fios "escorreguem"?



Para os fios mais frágeis que o 100% algodão, como o Light Effects, recomendamos-lhe que pegue num cabo, o dobre em 2 e faça um nó corredio na passagem pela agulha. Consulte o capítulo "Técnicas de bordado" para mais informações.

 

É necessário lavar uma meada de fio antes de a usar?



Não, ao contrário de certos fios de tintura artesanal, os fios DMC são pré-lavados durante o seu fabrico. Estão prontos para usar.

 

Como é que se deve lavar uma obra bordada?


Respeite os símbolos de manutenção que aparecem no fio e no tecido. Lave à mão ou na máquina. Utilize um detergente especial para cores. Não use detergente com branqueador óptico. Enxagúe bem com água limpa.

 

O que representam os símbolos de manutenção?




Estes símbolos internacionais indicam as condições de lavagem possíveis.

  • O Mouliné de algodão DMC apresenta as seguintes indicações:


Significado:


Isto quer dizer que é possível lavar o fio a temperatura muito elevada, com lixívia diluída. É possível secá-lo na máquina de secar a temperatura elevada e passá-lo a ferro quente. É permitida a limpeza a seco. O mesmo se aplica ao algodão Perlé.

  • O fio Mouliné Light Effects, o Perlé Metalizado e ainda geralmente todos os fios metalizados apresentam as indicações:


Significado:


É possível lavar o fio a baixa temperatura. Deve-se passar a ferro morno. É permitida a limpeza a seco.

 

A que temperaturas de lavagem correspondem os símbolos 40°C, 60°C, e 95°C?


40° C = 104°F (baixa temperatura)
60° C = 140°F (média temperatura)
95° C = 200°F (alta temperatura)

 

Quando existem dois símbolos de manutenção diferentes no tecido e no fio, qual se deve escolher?



Deve-se escolher o tratamento mais rigoroso. No caso de um bordado com fio Mouliné lavável a 95º e uma tela Aïda lavável a 60º, deve-se lavar a 60º. Recorde-se que não se deve lavar a talagarça.

 

Pode-se usar lixívia na lavagem? Se sim, qual a dosagem?



Só se aconselha a utilização de lixívia no caso de manchas de origem natural (vinho, café, etc.). É necessário molhar previamente o bordado antes de o pôr de molho em água diluída à razão de uma colher de café de lixívia por cada litro de água.

 

Como escorrer e secar uma obra bordada?



Na máquina de lavar, deve seleccionar o programa para roupas delicadas. Nunca deixe o bordado dentro da máquina de lavar.
Quando lavar à mão, escorra o bordado sem o retorcer, colocando-o entre duas toalhas de turco. De seguida estenda-o sobre uma superfície plana.

 

 

Como passar um bordado?



Passe do avesso, apoiando o bordado sobre uma toalha de turco, para que conserve o relevo.

 

O que fazer no caso da cor desbotar?



A cor pode desbotar, quando se deposita um excesso de corante sobre o tecido ou fios circundantes. Os fios DMC são utilizados por milhões de bordadeiras de todo o mundo sem que se lhes apresente o menor problema. No entanto, em casos muito pouco frequentes pode acontecer que determinadas cores, de entre as mais escuras da gama, desbotem com a lavagem. Isto deve-se ao processo de tintura, que satura o fio de corante, a fim de lhe conferir um tom de intensidade excepcional.
No caso da cor desbotar, a tonalidade do fio não é afectada, pode apenas depositar-se um pouco do excesso do corante nas fibras circundantes. Na maioria dos casos é possível eliminar um ligeiro desbotamento da cor.

No caso de uma cor desbotar:

NÃO:

• Ponha o bordado de molho em vinagre
• Lave a temperatura elevada

EM VEZ DISSO:

• Se as condições de lavagem foram respeitadas, é possível eliminar um desbotamento de cor sobre algodão ou linho através de uma nova lavagem nas mesmas condições.

Lave o bordado com um detergente para cor, sem branqueador óptico.

 

 

O que fazer no caso de um fio branco se ter tornado amarelado?



O fio pode se tornar amarelado se estiver em contacto com óxidos de nitrogénio e outras substâncias presentes no ar e em certas embalagens plásticas. A exposição directa à luz também pode degradar os branqueadores ópticos presentes nos fios Branco e B5200. A cor amarelada desaparecerá com a lavagem com um detergente branqueador clássico.

 

 

Qual é a diferença entre o Branco e o B5200?



Ambos foram submetidos a um processo de branqueamento com azulete, um tratamento que reforça o efeito óptico do branco. O branqueamento com azulete do B5200 é 15 vezes superior ao do Branco. Portanto irá parecer mais branco, enquanto que o fio Branco será mais suave e natural.

 

 

O que é um número de tinto?



Trata-se de um ou vários produtos proveniente da mesma tintura. De uma tintura à outra podem observar-se ligeiras diferenças, mesmo para uma mesma cor. É por isso que a aconselhamos a comprar todos os fios da mesma cor necessários a uma obra ao mesmo tempo.

 

 

Porquê utilizar o mesmo número de tinto para um trabalho?


Compre a quantidade de produto, que irá necessitar, no mesmo número de tinto, a fim de evitar as diferenças de cor. Isso acontece frequentemente no caso do tricô, croché e tapeçaria. Se tiver alguma dúvida, consulte a sua loja habitual.

 

Os corantes utilizados pela DMC são seguros para a saúde (não cancerígenos, não alergénicos)?



Sim, todos os nossos corantes contam com a certificação OEKO-TEX, uma norma têxtil reconhecida mundialmente, que se atribui aos produtos que respeitam as pessoas e o meio ambiente e foram submetidos a um controlo de substâncias não desejáveis (perigosas e irritantes). Para mais informações consulte oeko-tex.com.

 

Como são classificados os números dos fios DMC?



Os fios DMC apresentam-se geralmente nas lojas por ordem numérica, a fim de facilitar a procura das cores. Por razões históricas (a gama tem mais de 100 anos) os números de cor não correspondem a uma ordem cromática.

 

 

Porquê utilizar a carta de cores da DMC?

  • Para encontrar uma cor em relação ao seu número.
  • Para escolher uma matiz de cores numa família cromática.

 

Como procurar fios por famílias de cores?


A carta de cores da DMC permite ver a gama de fios classificada por ordem cromática e escolher um fio em relação à sua matiz.
É possível consultá-la na Internet, mas o ideal é procurar uma carta de cores para visualizar os fios autênticos. Poderá encontrá-la na sua loja.

 

 

Como se encontra a cor de um fio em relação ao seu número?

  • Na Internet: aceda à página da carta de cores do produto respeitante (capítulo "Produtos DMC"/"Cartas de Cores"). Na parte de baixo da página, introduza o número e a fotografia correspondente aparecerá no ecrã.
  • Com a carta de cores: no verso figura uma tabela. A cada número corresponde uma coluna da carta de cores. De seguida localize o número do fio na carta de cores.

 

A que é que correspondem as letras à frente dos números dos fios?

  • A letra permite identificar o tipo de fio: L para o linho, E para a gama Light Effects;
O número de cor tem correspondência com a gama Mouliné. Desta maneira permite realizar facilmente substituições de cores ou misturas de brilho no mesmo tom.